NOTÍCIAS GERAL | CUIDADO E RESPEITO

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Objetivo é abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos




Criador: SonerCdem | Crédito: Getty Images/iStockphoto/SonerCdem

Odia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) em 2016 com objetivo de Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.


 

No dia 3 de junho o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.


 

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) também lançou campanha com objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos. Toda ação, que conta com palestras através de lives, está sendo realizada através da internet pelos canais do YouTube e no Instagram da Defensoria.


 

Violência contra idosos em São Luís


 

De acordo com dados da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), de janeiro a março de 2020, mais de 250 casos de violência contra pessoas idosas foram registrados na capital maranhense. No período de pandemia do novo coronavírus, nos meses de abril e maio, 36 atendimentos relacionados à violência foram registrados.


 

Os tipos de violência mais denunciadas nos três primeiros meses do ano foram: Abuso financeiro (19%); Negligência (17%) e Violência psicológica (16%). Os bairros com maior incidência são Centro, Cohatrac e Anjo da Guarda.


 

Para denunciar casos de violência contra idosos, a Defensoria Pública faz um lembrete: essas situações são atendidas por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência a Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi). No horário comercial, os números disponíveis são: Disque 12999241-9770 (para a área cível) e 9 9242-1930 (para área criminal); Plantões: 9 9241-9913.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



NOTÍCIAS GERAL  |  10/07/2020 - 08h





NOTÍCIAS GERAL  |  05/07/2020 - 22h


NOTÍCIAS GERAL  |  05/07/2020 - 18h