SAÚDE | Vacina chinesa chega ao Brasil

Vacina chinesa chega ao Brasil e testes começam hoje: Covid
​Começam nesta terça, 21, os testes da vacina chinesa contra a Covid-19. As doses com o potencial imunizante da Sinovac Biotech chegaram no aeroporto de Guarulhos em São Paulo nesta segunda, 20.




Foto Reprodução

Os testes da 3ª fase – considerada a reta final dos ensaios clínicos em humanos – serão feitos com 9 mil voluntários de seis centros de pesquisa brasileiros, que ficam em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

O trabalho será feito em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A vacina chinesa será a segunda contra a covid-19 testada no país. A primeira é a chamada “vacina de Oxford”, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a empresa AstraZeneca.

Cerca de 2 mil voluntários em São Paulo e mil Rio de Janeiro começaram a receber a dose dia 20 de junho, em ação coordenada no Brasil pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ambas as vacinas serão aplicadas em profissionais de saúde que trabalham em instalações especializadas para covid-19 e se candidataram como voluntários.

Segurança

De acordo com o Instituto, a vacina chinesa se mostrou eficiente e segura até a segunda fase de testes – são três no total.

90% dos voluntários que participaram das duas primeiras fases de testes do imunizante na China desenvolveram anticorpos e nenhum deles apresentou efeitos colaterais graves.

No Brasil, metade dos voluntários tomará a vacina e a outra metade receberá placebo, informou o Butantan.

Todos serão acompanhados pelo período de 12 meses e farão exames rotineiros para dosagem de anticorpos contra o coronavírus.

O Instituto também informou que, se os testes comprovarem a eficácia do imunizante, 60 milhões de doses iniciais estarão disponíveis para o Brasil até o final deste ano.

Elas serão distribuídas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) até junho de 2021.

Com informações do R7

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






SAÚDE  |  13/07/2020 - 21h